Seguidores

segunda-feira, 1 de julho de 2013

PROTEÇÃO DA FLORESTA TROPICAL PERUANA SERÁ FINANCIADA PELO PROJETO REDD AMAZÔNICO MADRE DE DIOS VERIFICADO PELA SCS GLOBAL SERVICES

EMERYVILLE, Califórnia, 25 de junho de 2013 /PRNewswire/ -- A SCS Global Services anunciou que verificou de forma independente o projeto amazônico de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) de Madre de Dios sob o Padrão de Carbono Verificado (VCS), permitindo assim o projeto para gerar créditos de carbono que vai financiar a proteção do importante habitat florestal peruano. A SCS confirmou que o projeto de compensação de carbono evitou emissões de aproximadamente 4,5 milhões de toneladas de equivalentes de dióxido de carbono ao longo de um período de quatro anos em primeiro de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012.

 

(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20120827/MM63583LOGO)

 

Este projeto REDD está localizado no Corredor Ecológico, Vilcabamba-Amboro, na Amazônia peruana, um dos mais importantes focos de biodiversidade do mundo. A área tornou-se vulnerável ao desmatamento devido às grandes pressões da população e à construção da rodovia transoceânica. A rodovia liga o Brasil ocidental e o Peru oriental, propiciando aos agricultores o acesso a partes anteriormente remotas da floresta tropical. Os preços elevados das commodities agrícolas têm levado a um maior incentivo econômico para expandir as operações agrícolas na região, tornando a preservação das florestas ainda mais crítica.

 

"O projeto REDD de Madre de Dios estabelece um excelente precedente para a região", disse Robert J. Hrubes, vice-presidente executivo da SCS. "Durante nossa avaliação, verificou-se que o projeto é bem organizado com cálculos claros das emissões do projeto e provas firmes de apoio geradas através de métodos como imagens de sensoriamento remoto."

 

A concepção do projeto foi inicialmente validada pela SCS, de acordo com o VCS e o padrão da Aliança para o Clima, Comunidade e Biodiversidade (CCB), garantindo que benefícios sociais e ambientais excepcionais serão gerados. O projeto obteve o status de "Nível Gold", o mais alto nível de reconhecimento da CCB. A verificação recém-emitida confirma que o projeto está sendo implementado de acordo com este plano.

 

O projeto protege uma faixa de floresta tropical quase 300 vezes o tamanho do Central Park por iniciativas de financiamento que oferecem uma alternativa de sustento para a agricultura de subsistência e extração ilegal de madeira, que tanto dependem de desmatamento. O desenvolvedor do projeto, Greenoxx Global Environmental Program, irá utilizar o produto da venda de créditos de carbono para aumentar o patrulhamento do campo e o monitoramento por satélite para evitar o desmatamento ilegal, proporcionando benefícios para as comunidades próximas por meio de programas sociais, como o investimento em saúde, educação e meios de subsistência alternativos. O projeto também vai preservar o habitat de quatro espécies florestais ameaçadas de extinção e onze espécies selvagens ameaçadas de extinção.

 

Para um mapa de projetos de carbono que foram validados e verificados pela SCS, visite:  http://www.scsglobalservices.com/verified-carbon-offset-projects

 

A SCS Global Services fornece liderança mundial em credenciamento terceirizado ambiental e de sustentabilidade, auditoria, análise e desenvolvimento de padrões há quase 30 anos. Seus programas abrangem um amplo leque de indústrias, reconhecendo realizações em edifícios verdes, fabricação de produtos, alimentos e agricultura, silvicultura, varejo e muito mais. A SCS presta serviços de auditoria credenciados no âmbito de uma ampla gama de programas de credenciamento e verificação internacionalmente reconhecidos.  A SCS é uma empresa de benefícios licenciada e Certified B CorpT, refletindo seu compromisso com práticas empresariais social e ambientalmente responsáveis.

 

CONTATO: Linda Brown, +1-510-452-8020, lbrown@scsglobalservices.com

(*)FONTES:  SCS Global Services e PR Newswire do Brasil

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário