Seguidores

segunda-feira, 23 de julho de 2012

TECNOLOGIA PARA TRANSFORMAÇÃO DE ÓLEO DE COZINHA USADO EM BIODIESEL CHEGA AO BRASIL

A Green Fuels, fabricante de equipamentos para processamento de biodiesel a partir de óleos vegetais, óleo de cozinha usado ou gorduras animais, abre seu primeiro escritório no Brasil. O sistema desenvolvido pela empresa tem baixo custo de instalação e representa um investimento em uma forma de geração de energia com baixa emissão de carbono, além de viabilizar retorno de investimento rápido. Cerca de 80% do volume de negócios da Green Fuels vem de exportações para países como EUA, México, China, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Paraguai e Colômbia. No momento a empresa está construindo plantas na Austrália e Hong Kong.

 

Os processadores da Green Fuels variam de escala caseira até capacidades de produção de 8.000, 20.000 e 50.000 litros de biodiesel por dia. O sistema é concebido como um produto flexível e pronto para uso, o que permite aos produtores de biodiesel operar dentro de um prazo de três meses, muitas vezes mais rápido e eficiente do que as gerações de tecnologia de biodiesel anteriores.

 

O biodiesel é um combustível produzido através da reação de gorduras e óleos com um álcool por meio de um catalisador. Este processo, que também é conhecido como transesterificação, resulta na produção de ésteres metílicos (biodiesel) e glicerina, como um subproduto. Como a matéria-prima pode representar até 95% dos custos da produção de biodiesel, a utilização de óleo de cozinha usado no processo da Green Fuels reduz substancialmente este custo e melhora a viabilidade financeira do produto final.

 

A PriceWaterhouseCoopers é um exemplo de empresa que usa biodiesel refinado em um processador da Green Fuels para fornecer energia elétrica em sua sede em Londres. O edifício é considerado como o edifício mais verde da cidade. A empresa alcança uma taxa de 3,2KW/hora de energia por litro de biodiesel e usa essa energia para vários fins, como aquecimento, resfriamento do sistema de ar condicionado e energia elétrica. Empresas como Honda, Land Rover Jaguar e McDonalds também utilizam o combustível produzido pelos sistemas da Green Fuels.

 

James Hygate, CEO da Green Fuels, vê uma oportunidade para utilização das plantas modulares de processamento de biodiesel da Green Fuels no Brasil não apenas no meio empresarial, mas também por comunidades que podem reciclar óleo de cozinha usado para atender a sua demanda  de energia. Com a tecnologia da Green Fuels, comunidades e empresas podem se tornar ilhas auto-sustentáveis em energia.

 

Manuel Thompson-Flôres, diretor financeiro da empresa no Brasil, acredita que os equipamentos da Green Fuels também podem ter um significado social. As usinas móveis da empresa podem alimentar geradores de pequena escala utilizando matéria-prima cultivada localmente ou resíduos, facilitando o acesso à eletricidade em regiões remotas no norte e nordeste do país e eliminando altos custos com transmissão. Segundo ele, “A vantagem principal dos equipamentos da Green Fuels é que foram projetados para tornar mais fácil ser proprietário da própria biorrefinaria. Esta é uma usina de biodiesel que pode ser alojada em um contêiner de 40 pés, em locais remotos em escala pequena e comunitária, e que pode ser gerenciada remotamente e mantida através de diagnóstico on-line 24 horas. A biorrefinaria da Green Fuels não tem complexa sala de controle, nem centrífugas que representam alto custo com manutenção, e é totalmente controlada através de uma tela automatizada, sensível ao toque”.( Data: 23/07/2012 - Por: Redação TN )

Nenhum comentário:

Postar um comentário