Seguidores

sexta-feira, 27 de julho de 2012

A ESFERA PÚBLICA INTERCONETADA E OS NEGADORES DO AQUECIMENTO GLOBAL

É notório entre os pesquisadores das mídias e tecnologias de comunicação técnicas de comunicação empregadas pelos céticos e “negadores” do aquecimento global, e do método científico em geral, encontram um campo fértil para se propagar no contexto de uma sociedade interligada por diferentes ferramentas de comunicação digital.Esse fenômeno acontece, suas conseqüências e como a disseminação do discurso científico deve ajustar as suas práticas a fim de prevalecer nesse novo ambiente.

 

O processo de formação da esfera pública, especialmente nas sociedades ocidentais, e como seu canal de expressão política, a “opinião pública”, se consolidou durante os séculos XIX e XX como um ator importante na formulação e consolidação de políticas públicas e da democracia.

 

A discussão sobre a “esfera pública interconectada”, a fim de demonstrar que o surgimento de tecnologias de comunicação digital – Internet, mídias sociais, etc – está transformando profundamente a esfera pública, dando aos indivíduos um poder sem precedentes de influência sobre a opinião pública.

 

As técnicas de comunicação e contra informação têm sido utilizadas desde a década de 1950 para influenciar a opinião pública, especialmente nos EUA, mas com impacto em outros países, a fim de minar os argumentos científicos sobre vários temas importantes, começando com a relação entre tabagismo e câncer de pulmão e terminando com o aquecimento global.

 

A relação entre as técnicas usadas pelos céticos e negadores do aquecimento global e a esfera pública interconectada. Apresento, então, algumas sugestões sobre como os cientistas podem melhor aproveitar o enorme potencial de disseminação e mobilização gerado pela esfera pública interconectada, a fim de contrabalançar as ações de desinformação dos “céticos” e “negadores”.

 

Reforçando o argumento sobre a necessidade de os  cientistas adotarem as novas tecnologias, técnicas e plataformas de comunicação digital, a fim de aumentar o apoio aos seus argumentos – e tornar seus pontos melhor compreendidos pela opinião pública.

As novas tecnologias de comunicação digital são ferramentas poderosas que chegam a milhões de pessoas em uma base diária e os cientista devem usá-los de forma tão inteligente como os “céticos” fazem.

 

Tese mestrado em relações internacionais na Fletcher School of Law and Diplomacy da Tufts University,  como parte doGMAP (Global Master of Arts Program). “Cooling Up: The interconnected public sphere and the “science” of climate denial”.

http://www.sustentanews.com/a-esfera-publica-interconetada-e-os-negadores-do-aquecimento-global/

Nenhum comentário:

Postar um comentário