Seguidores

terça-feira, 22 de maio de 2012

OITO DICAS RÁPIDAS DE MANUTENÇÃO DE BICICLETAS

Andar de bicicleta com segurança também requer certos cuidados de manutenção. Assim como os carros, as bikes precisam de pneus sempre calibrados e peças devidamente lubrificadas. Pensando nisso, o blog Eu Vou de Bike listou algumas dicas de como manter a magrela sempre bem cuidada.

 

Pneus

Pneus carecas furam com mais facilidade e deixam sua bicicleta instável. Os ressecados podem se romper. Substitua-os sempre que necessário e calibre-os de acordo com as recomendações do fabricante. Você pode encontrar as medidas de calibragem na lateral do pneu.

 

Rodas

Verifique sempre a centragem dos aros e o estado dos raios. Os cubos devem ser lubrificados periodicamente.

 

Foto: aroid

 

Transmissão

Coroas, catracas, correntes e pedais devem estar sempre lubrificados, mas não exagere para evitar o acúmulo de sujeira e detritos. Use lubrificantes específicos para este fim.

 

Câmbios

Mantenha os câmbios dianteiro e traseiro regulados para maior precisão na troca de marchas e evitar o desgaste prematuro de peças.

 

Freios

Tenha sempre os freios bem ajustados e cheque regularmente o estado das sapatas e cabos.

 

Quadro

Ruídos estranhos podem significar falta de lubrificação ou sujeira. Na pior das hipóteses, pode também haver trincas na estrutura da bicicleta ou problemas junto ao movimento central. Nesse caso, leve-a o mais rápido possível ao mecânico de sua confiança para uma checagem mais detalhada.

 

Guidão

Mantenha apertados os parafusos junto à mesa, ao guidão e manetes, bem como verifique se há folga na caixa de direção. A perda do controle da bicicleta é extremamente perigosa.

 

Reparos

 

Finalmente, se você pedala sozinho ou em grupos organizados, leve sempre um kit básico de sobrevivência para não “ficar na mão”.

Tenha sempre:

  • Uma câmara de ar reserva ou “kit remendo”;
  • Espátulas para retirar o pneu;
  • Bomba de ar (com ou sem indicador de pressão);
  • Chaves com medidas e tipos adequados aos componentes da sua bicicleta;
  • Chave de corrente e elos sobressalentes podem ser muito úteis (principalmente se você é um ciclista que prefere pedalar sozinho).

Fonte: por Redação EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário