Seguidores

quarta-feira, 18 de abril de 2012

SABÃO DE ÓLEO DE COZINHA GANHA TROFÉU DO IEP

A engenheira química Adriana Carneiro Duarte será homenageada pelo Instituto de Engenharia do Paraná  (IEP) pelo projeto de aproveitamento do óleo de cozinha na produção de sabão, em Guaratuba.

 

Por sua contribuição social e ambiental e por seu empreendedorismo receberá o Troféu IEP Mulher, em solenidade marcada para às 19h, na sede do instituto, em Curitiba.

 

Adriana Carneiro desenvolve o programa Sabão Vegetal. A coleta do óleo usado em frituras é feita em escolas e residências. Ela criou a empresa Casa do Sabão, que vende sabão em pedra, pasta e líquido e mantém ações educacionais nas escolas municipais de Guaratuba.

 

A ação junto as escolas tem o intuito de sensibilizar a sociedade sobre os riscos e danos causados pelo descarte inadequado do óleo de fritura. Além de ouvir palestra da engenheira sobre os malefícios causados pelo óleo vegetal despejado nos rios da região, as crianças também participam ativamente junto as suas famílias no recolhimento do óleo e troca por sabão vegetal.

 

Outra ação em prol do desenvolvimento sustentável iniciada pela engenheira foi a parceria com a associações de catadores de recicláveis. A Casa do Sabão incentiva o recolhimento do óleo de fritura usado em residências e compra o resíduo coletado pelas associações.

 

 empresa existe desde 2010 e atualmente produz mensalmente 1.500 Kg de sabão vegetal. Parte da produção é trocada nas campanhas de coleta e o restante é comercializado nos mercados da região litorânea do Paraná.

 

A premiação acontecerá no auditório do IEP, na Rua Emiliano Perneta, 174, 2º andar, Centro, Curitiba.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário