Seguidores

quarta-feira, 4 de abril de 2012

RE: Quem vai trabalhar nas cooperativas?




From: denisedemattos@gmail.com
To: denisedemattos.noticiasmdl@blogger.com; denisedemattos.monitorsocioambiental@blogger.com; denisedemattos.pesquisaeinovacao@blogger.com
Subject: Quem vai trabalhar nas cooperativas?
Date: Thu, 5 Apr 2012 00:36:50 -0300

 

 

 

Na região sul, falta de mão-de-obra preocupa as organizações do setor, que já não conseguem mais preencher todas as vagas de trabalho

 

Em plena expansão, o setor cooperativista começa a se ressentir da escassez de mão-de-obra especializada. O alerta vem de Medianeira, cidade do oeste paranaense – região que é um dos berços do cooperativismo no sul. Atualmente, o município paranaense não tem gente suficiente para preencher as 175 vagas abertas no frigorifico da cooperativa Lar, uma das maiores da região. E a tendência é de que o quadro se agrave: até novembro, a Lar terá mais 500 ofertas de trabalho. Somente na região oeste, que também é sede de outras grandes cooperativas como Copacol, Coopavel e Copagril, há mil vagas em aberto.

 

O problema não é isolado. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o apagão de trabalhadores também preocupa. As cooperativas não conseguem preencher o limite de 5% de postos para contemplar o programa "Jovem Aprendiz", por exemplo. A Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs/Sescoop) abriu cerca de 1200 vagas em 61 cursos profissionalizantes neste ano – e pelo menos 250 ficaram vazias. "O Brasil investiu muito em universidades e deixamos de lado o ensino técnico. A escolha, infelizmente, provocará um apagão de mão-de-obra nos próximos dez ou vinte anos", projeta Vergilio Perius, presidente da Ocergs.

 

O baixo índice de desemprego no país – em algumas regiões, chega a ser inferior a 4% - é outra razão para o apagão de mão-de-obra no cooperativismo. A Coopercentral Aurora, de Chapecó (SC), tem pelo menos 700 postos de trabalho em aberto em suas 21 unidades industriais e comerciais, o equivalente a 5% do quadro total. "Ainda me conformo, pois há quem esteja em pior situação", admite Nelson Rossi, diretor de recursos humanos da cooperativa. Como forma de atrair mais pessoas, a Aurora promete um salário médio que pode atingir até R$ 1.400, além de um pacote de benefícios com auxílio-alimentação, plano de saúde nacional e aumento gradual da remuneração.

 

Grata por sua atenção. Fico no aguardo de seu contato

 

Denise de Mattos Gaudard

 

Consultoria Socioambiental

 

55(21) 2246-7255 /55(21) 8875-8820

denisedemattos@gmail.com

Skpe:denisedemattos  Msn:denisedematos@hotmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário