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sexta-feira, 20 de abril de 2012

COMUNIDADES DE PRÁTICA, PESQUISA COLABORATIVA E NÚCLEOS DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS: INOVAÇÃO EDUCACIONAL E DEMOCRATIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Nos meses de outubro e novembro de 2010, três escolas do estado da Bahia - o Instituto de Educação Gastão Guimarães (de Feira de Santana), o Colégio da Polícia Militar - Unidade Dendezeiros (de Salvador) e o Colégio Estadual Hermano Gouveia Neto (de Lauro de Freitas) - experimentaram uma novidade: a criação de Núcleos de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPECs). Assim, a pesquisa educacional começou a ganhar novos contornos nas três instituições. A pesquisa é geralmente vista pela comunidade escolar como algo que se faz na universidade, e não na escola, ou, no máximo, como algo que é feito na escola por pesquisadores da universidade.

Com a instalação dos NUPECs, contudo, a pesquisa passa a ser uma atividade institucionalizada nas três escolas, feita por seus próprios professores, atuando como professores-investigadores, com o necessário apoio em termos de infra-estrutura, material bibliográfico, equipamentos, espaço etc. Embora este apoio seja muito importante, mais importante ainda é o valor simbólico da instalação dos núcleos: a pesquisa passa a ter de modo concreto um lugar na escola, uma visibilidade muito maior aos olhos da administração, dos professores, dos alunos, dos pais, e, assim, pode ser um poderoso vetor de transformação da instituição escolar.

 

Esta realização decorre de vários processos. Um deles foi a busca, por professores das três escolas, de contato com pesquisadores do Laboratório de Ensino, História e Filosofia da Biologia (LEHFBio), do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e do Grupo Colaborativo de Pesquisa em Educação em Ciências (GC PEC), do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A partir daí, surgiu a idéia de implementar uma comunidade virtual de prática reunindo pesquisadores e professores, a ComPratica (El-Hani & Greca, 2011).

 

Uma comunidade de prática (CoP) é um grupo de indivíduos com conhecimentos, habilidades e experiências distintas, que se envolvem de modo ativo em processos de cooperação, compartilhando conhecimentos, interesses, recursos, perspectivas, atividades e, sobretudo, práticas, para a construção de conhecimento tanto pessoal quanto coletivo. Uma CoP gera e se apropria de um repertório compartilhado de idéias, objetivos e memórias; desenvolve recursos, como ferramentas, documentos, rotinas, vocabulários e símbolos, que carregam consigo o conhecimento acumulado pela comunidade.

 

Com o apoio do CNPq, por meio de projeto aprovado no Edital Universal 2007, foi implantada em Novembro de 2007 a ComPratica, uma comunidade virtual reunindo professores de Biologia do ensino médio (em formação inicial e em serviço) e pesquisadores em ensino de Ciências e Biologia (em formação e experientes). (El-Hani & Greca, 2011. O endereço da ComPratica é: http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=8823. Professores de Biologia interessados em participar devem escrever para charbel@ufba.br.

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