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terça-feira, 24 de janeiro de 2012

pesquisa&inovação UM LABORATÓRIO COM MILHÕES DE COZINHAS

Adepta do conceito que prega o livre compartilhamento de ideias, a Whirlpool se firma como uma das empresas mais inovadoras do mundo (Revista AMANHA)

 

Máquinas de lavar roupa que dosam automaticamente o detergente líquido e o amaciante a cada lavagem.

 

Condicionadores de ar equipados com umidificadores que impedem a sensação de ressecamento do ambiente. Refrigeradores com fruteira acessível para estimular o usuário a consumir alimentos saudáveis. Essas são apenas algumas das inovações que a Whirlpool incorporou a seus produtos neste ano. Ainda que pareçam meramente incrementais, elas resultam de um processo de pesquisa e desenvolvimento que envolve todas as unidades da empresa no mundo. E aí está a grande vantagem da Whirlpool no setor de eletrodomésticos: a capacidade de articular globalmente um corpo de funcionários que conta com nada menos que 67 mil cabeças pensantes.

 

O Brasil não fica à margem desse processo. Aqui, a Whirlpool opera três fábricas e quatro centros de tecnologia e 22 bases de desenvolvimento de produtos – um claro sinal de que o país não é um simples receptor das tecnologias criadas lá fora. “Eles realizam pesquisas locais, cujos resultados são compartilhados com as demais unidades do mundo. Comparativamente às empresas nacionais, essa é uma grande vantagem”, constata Mauro Anderlini, sócio-diretor da consultoria Edusys e responsável técnico pela pesquisa Campeãs da Inovação de AMANHÃ – e da qual a Whirlpool é a grande campeã deste ano. Só em 2010, a companhia reivindicou o registro de 68 patentes no Brasil.

 

Essa articulação global garante uma vantagem complementar: a capacidade de customizar produtos – e, ao mesmo tempo, mantê-los na vanguarda tecológica do setor. “Nós temos uma estruturação, uma metodologia, disciplina e processos que ajudam a controlar a inovação e tirar o máximo proveito do que a gente desenvolve aqui”, relata Mário Fioretti, gerente geral de design e inovação da Whirlpool para América Latina. Tudo isso, é claro, atrelado a um orçamento generoso para projetos de pesquisa e desenvolvimento – que totaliza US$ 180 milhões por ano.

 

O resultado é visível para quem frequenta as lojas de departamentos e grandes redes de varejo. Só em 2010, a Whirlpool lançou 200 novos produtos – e obteve, com eles, um quarto de sua receita bruta total. “A inovação acaba tendo todo um impacto no desempenho da empresa”, avalia Anderlini. Não por acaso, há tempos que as duas marcas mais fortes da Whirlpool – Brastemp e Consul – são líderes de market share em seus respectivos segmentos. Sem contar a subsidiária Embraco, fabricante de compressores de refrigeração com sede em Joinville, em Santa Catarina, que é considerada um benchmark tecnológico do setor no mundo todo.

 

Brainstorm global

 

O da Whirlpool são seus próprios funcionários. Para conceber um novo produto ou desenvolver soluções específicas, a companhia realiza workshops que envolvem funcionários das mais diversas áreas. Juntos, eles passam por todas as etapas do processo inovador – inclusive pela mais básica delas: o brainstorm. “Há um processo de pensamento bastante robusto, que garante que nenhuma ideia seja desconsiderada”, garante Fioretti. O workshop realizado neste ano, diz ele,  gerou nada menos que 700 ideias. Ao longo de alguns meses de trabalho, elas passam por um longo processo de triagem e refinamento até que sobrem apenas duas. No final, a Whirlpool elege uma ideia campeã – aquela que tem potencial para ser colocada em prática e gerar os melhores resultados. Quanto às outras centenas de sugestões, elas não são completamente descartadas. Muitas são armazenadas em um centro de inteligência, onde passam por adaptações até estarem prontas para sair do papel.

 

Esse amplo processo criativo não fica restrito ao quadro de funcionários da Whirlpool. Adepta do conceito de open innovation, a companhia também envolve públicos externos na busca de novas soluções. Essa política se traduz em uma relação bastante próxima com a comunidade acadêmica – o que abre portas na hora de buscar crédito junto a instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. “Apesar de trabalharem em um ritmo à parte, sem a pretensão de lançar novos produtos no mercado, as universidades acabam gerando valor para as empresas”, analisa Mauro Andelini.

 

Um dos frutos da parceria entre a Whirlpool e a comunidade acadêmica é o conceito Brastemp Liberty. Trata-se de uma “cozinha universal”, cujos eletrodomésticos podem ser utilizados com mais simplicidade – inclusive por portadores de deficiências físicas. Os protótipos da cozinha foram testados em conjunto com instituições de apoio a deficientes, como Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Com a experiência, foi possível desenvolver uma cozinha experimental, que foi apresentada na CasaCor deste ano. A novidade permite, por exemplo, regular a altura da cozinha – de modo que qualquer pessoa possa utilizá-la. Detalhe: o projeto não deverá ser comercializado. “O objetivo desse trabalho era entender qual seria a aceitação e a usabilidade dos produtos. Queríamos conhecer mais esses consumidores”, explica Mário Fioretti. Em compensação, a experiência da Brastemp Liberty inspirou ideias que, aos poucos, estão sendo incorporadas aos demais produtos da Whirlpool.

 

Fioretti explica que a empresa aplica duas abordagens de pesquisa para desvendar as necessidades do consumidor: a socioeconômica e a atitudinal. A primeira é conhecida – diz respeito aos padrões de compra do público-alvo. Já a atitudinal identifica características particulares no estilo de vida diário do consumidor – buscando necessidades ainda não atendidas. “O fator psicológico, por exemplo, é superimportante para desenhar o produto. Os consumidores são cada vez mais exigentes quanto ao design, pois é algo que transmite a personalidade do proprietário do produto”, descreve Fioretti

 

 

 

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