Seguidores

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CONHEÇA BANGALORE, UMA USINA DE STARTUPS

São Paulo - Conhecida como a capital do Vale do Silício indiano, Bangalore é uma cidade desengonçada, barulhenta e poluída de 5,5 milhões de pessoas.

Mas por trás de sua aparência caótica há boas lições para o Brasil. Já foi a capital indiana do software e dos serviços terceirizados, mas agora volta-se a novos negócios pontocom. De médicos que atendem pela internet a bancos pelo celular, passando por incubadoras de novas tecnologias, é nessa região que estão concentradas algumas das mais interessantes startups da Índia.

 

“Nossos engenheiros têm formação educacional de qualidade e estão entre os mais inventivos do mundo”, disse a INFO Ajay Bharadwaj, pós-graduado nos Estados Unidos e hoje CEO da empresa de biotecnologia Anthem BioSciences.

 

[Mapa mostra onde está a inovação em Bangalore]

 

Há ainda a já conhecida vantagem dos custos. “A Índia oferece custos 50% menores que os Estados Unidos e bem inferiores aos praticados no Brasil”, afirma a brasileira Ione Binford, que há uma década instalou-se em Bangalore, ao lado do marido Thomas, ex-professor da Universidade de Stanford. Eles estão prestes a lançar um software que transforma textos escritos à mão em caracteres legíveis na tela do computador.

 

Segundo país mais populoso do mundo, com quase 1,3 bilhão de habitantes, e com a perspectiva de ultrapassar a China dentro de duas décadas, a Índia tem apenas 5% da população com acesso à internet, contra 39,2% dos brasileiros e 29% dos chineses e russos. Mas isso está mudando, principalmente com a rápida popularização dos smartphones. Segundo números do banco Caris & Co., a expectativa é que dentro de quatro anos os usuários indianos de internet passarão de 200 milhões. Isso explica o crescimento de 30% ao mês do comércio eletrônico, segundo a consultoria Helion Venture Partners, uma das grandes investidoras desse mercado. Vários fundos estão de olho nos 5 bilhões de dólares que o comércio eletrônico deve movimentar em dois anos na Índia. Veja aqui o que algumas startups de Bangalore estão fazendo para inovar e inspire-se.

Conheça, abaixo, algumas das startups que nasceram em Bangalore:

Redbus.com aposta em ônibus pela web  

Read-Ink deixa letras mais legíveis nos PCs

Ji Grahak inova com pagamento no celular

Flipkart quer ser a Amazon indiana

Healthcaremagic põe médicos na internet

Inmobi inova com anúncios para iPad

Fonte: INFO EXAME

Leia também

• 18/10/2011 - Crowdsourcing pode mudar forma de consumo

• 04/10/2011 - Site devolve dinheiro para quem faz compras

• 29/09/2011 - Concrete incentiva funcionários a empreender

Nenhum comentário:

Postar um comentário