Seguidores

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

I Simpósio Nacional de Biorrefinarias: Cenários e Perspectivas

O I Simpósio Nacional de Biorrefinarias: Cenários e Perspectivas (I SNBr) será realizado na Embrapa, em Brasília, de 29 a 30 de setembro de 2011. O evento, de abrangência nacional, visa tornar-se um fórum periódico de discussão e troca de experiências, por meio da participação dos principais players comprometidos com as biorrefinarias e com tecnologias de suporte, destacando-se os segmentos bioenergético e químico. A organização é da Embrapa Agroenergia, com o apoio da Associação Brasileira de Química (ABQ) e da Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (SIADEB). Em sua primeira edição, o Simpósio buscará diagnosticar o estado-da-arte e os desafios tecnológicos relacionados às biorrefinarias, o que permitirá elaborar propostas técnicas e de estratégias público-privadas para alavancar os potenciais econômico e de sustentabilidade das mesmas, voltados para produção de energia e de produtos químicos renováveis. O público-alvo são empresas, associações e sociedades científicas e setoriais, agências de fomento, órgãos de governo, pesquisadores e profissionais envolvidos no tema.

 

Os assuntos a serem abordados serão: cenários nacionais e mundiais das biorrefinarias, biorrefinarias e o agronegócio, importância da química verde para as biorrefinarias, esforços da Embrapa Agroenergia relacionados ao tema, potencial econômico das biorrefinarias, rotas tecnológicas, parcerias público-privadas, e minimização de impactos ambientais. As biorrefinarias fazem parte da agenda de P&D&I da maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil, mobilizando grandes quantias de recursos e esforços públicos e privados voltados para o aproveitamento otimizado da biomassa. Assim, torna-se estratégico para a Embrapa Agroenergia, para seus parceiros e para o Brasil, que os mesmos participem de maneira efetiva nesta nova vertente do agronegócio e da tecnologia mundiais.

Presenças já confirmadas: Braskem, Rhodia, Petrobras Biocombustíveis, Centro de Tecnologia Canavieira, Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), Raízen, entre outros.

 

Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail: snbr.cnpae@embrapa.br ou pelo telefone (+55) 61 3448-1581. As inscrições começam a partir do dia 8 de agosto.

 

Palestrantes e Participantes de Mesas-redondas:

Alfred Szwarc, coordenador de tecnologia e emissões da UNICA;

André Bello, gerente de suporte técnico em etanol da PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS;

Fernando Leite, professor da Escola de Química da UFRJ e engenheiro de processos aposentado da PETROBRAS;

Francisco Gírio, pesquisador sênior do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LINEG, Portugal) e presidente da Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (SIADEB);

Helena Chum, pesquisadora do DOE-NREL;

Jaime Finguerut, gerente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC);

James Clark, professor do Departamento de Química da UNIVERSITY OF YORK (UK);

José Dilcio Rocha, pesquisador da EMBRAPA AGROENERGIA;

José Manuel Cabral, pesquisador e chefe-adjunto de transferência de tecnologia da EMBRAPA AGROENERGIA;

Marcelo Kós da Silveira Campos, diretor de assuntos industriais da Associação Brasiliera das Indústrias Químicas (ABIQUIM);

Marco Aurélio Pinheiro Lima, diretor do CTBE;

Maurício Lopes, pesquisador e diretor de P&D da EMBRAPA;

Paulo Coutinho, diretor de P&D da BRASKEM;

Peter Seidl, professor da Escola de Química da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Química (ABQ);

Ronaldo do Nascimento, gerente de P&D da RHODIA POLIAMIDA E ESPECIALIDADES.

 

Formulário de inscrição para dowload: Ficha de inscrição

Programação preliminar do evento: Programação Preliminar

Fonte: http://www.cnpae.embrapa.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário